Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Undergraduate Program / História

História

O Curso de Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), criado em 2007, oferece duas modalidades de formação acadêmica: o Bacharelado e a Licenciatura. Ambas as modalidades se diferenciam antes por suas finalidades e devem fornecer aos estudantes substancialmente a mesma formação básica com relação ao conteúdo e à qualidade. A estrutura do Curso foi montada para propiciar a seus alunos uma sólida formação de história da filosofia, tomada como um eixo que permita a compreensão e a transmissão crítica dos mais relevantes temas e problemas abordados pelos principais sistemas filosóficos, considerando que os núcleos de temas e problemas que por meio da tradição filosófica e de suas conexões com os saberes afins (ciências, artes, política, moral, etc.) se constituíram historicamente nas grandes disciplinas temáticas, continuam ainda hoje parte essencial da formação do profissional de filosofia, seja ele bacharel ou licenciado. A admissão ao Curso de Filosofia da UFSCar, em ambas as modalidades, se dá por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O Curso dispõe anualmente um total de 36 vagas apenas para o período noturno.