Você está aqui: Página Inicial / Notícias / News / Notícias / News

Notícias / News

Notícias do site
Estão abertas as inscrições para seleção de Bolsista Monitoria – 1º Semestre de 2024.
Lançamento do Edital do Mestrado Profissional do Iphan para Ampla Concorrência - Alunos Bolsistas - 2024
Orientações para alunos ingressantes (Processo Seletivo 2024) - programa de Pós-Graduação em Filosofia
O período de matrícula para os estudantes regulares do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) ocorrerá de 11 a 15 de março de 2024.
Os novos Editais de Seleção para Doutorado Sanduíche (DSE) no Exterior e Pesquisador Visitante do Exterior (PVE) foram publicados!
Confiram todos os detalhes e requisitos na página do PrInt-UFSCar: www.propg.ufscar.br/pt-br/ufscar-print/calls (link externo). Para esclarecer dúvidas, obter informações adicionais e conferir os cronogramas, por favor, consultem os textos completos dos Editais.
XVII - Seminário de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar
A programação completa do XVII Seminário de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar já está disponível em nosso site (conferências, minicursos, mesa de debate e mesas de comunicações). Acesse o link aqui: https://www.semppgfil.ufscar.br/.
Relembrar a Consciência Negra: diáspora, cultura e pertencimento.
Dia 30/11, a partir das 18h, no Teatro de Bolso.
Estão abertas as inscrições para o processo de seleção de um bolsista para a execução do projeto: " Preparação para Implantação do Laboratório de Fusão Nuclear - LFN
Informações e instruções pertinentes ao processo seletivo serão disponibilizadas no endereço eletrônico: https://www.gov.br/cnen/pt-br/assunto/ultimas-noticias..
Falecimento do aluno Bento Tedesco Prado de Almeida Ferraz (Bentinho)
O Departamento de Filosofia expressa seu mais profundo pesar e consternação pelo falecimento de nosso querido aluno Bento Tedesco Prado de Almeida Ferraz (Bentinho) e manifesta sua solidariedade ao professor Bento Prado de Almeida Ferraz Neto, seu pai, e a Nancy Tedesco, sua mãe.
Curso de Extensão – Departamento de Filosofia – Programa de Pós-Graduação em Filosofia - UFSCar
Título: La dispersión de la idiotez. Reflexiones sobre el lado oscuro de la inteligencia
Mini-colóquio: Eu e o mundo na filosofia clássica alemã
Com o Prof. Dr. Thomas Sören Hoffmann (coordenador geral do FILORED) - Dias 08 e 09 de novembro.
LI Encontros Nietzsche: “Temas de pesquisa: recepção, retórica e valores”
O evento será realizada em 31 outubro, das 9h às 12h, em formato on-line com transmissão ao vivo pelo canal do Grupo de Estudos Nietzsche (GEN) no Youtube.
XII Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFSCar
O evento será realizado presencialmente nos dias 24, 25, e 26/10/2023, no Auditório do Departamento de Filosofia da UFSCar.
XVII Seminário de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar
O evento será realizado presencialmente nos dias 04, 05, 06 e 07/12/2023, no Departamento de Filosofia da UFSCar.
II Festival Somos Cultura - Lagoa do Sino
As inscrições acontecem até 22 de outubro de 2023.
Resultado Final do Processo de Seleção para Bolsista Monitoria – 2º semestre de 2023
Inscrição de aluno(a) especial
De 11 a 15 de setembro de 2023, o PPGFil-UFSCar estará com inscrições abertas para interessados(as) em cursar disciplina como aluno(a) especial.
ProPG/UFSCar abre inscrições para facilitadores da UNIVESP
Estão abertas as inscrições para a seleção para estudantes regularmente matriculados nos cursos de mestrado, mestrado profissional ou doutorado da Universidade Federal de São Carlos, que desejam participar do Programa Formação Didático-Pedagógica para Cursos na Modalidade a Distância, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)
Estão no ar as novas chamadas para bolsas Capes/Print - 2024
Para mais informações, acesse.
Resultado final da eleição para Chefia e Vice-Chefia do DFil (Biênio 2023/2025)
De acordo com o cronograma estabelecido, a Comissão Eleitoral divulga o resultado final da eleição para a Chefia e Vice-Chefia do DFil - biênio 2023/2025.
Edital nº 15/2023 - CAPES
O edital completo está disponível no sítio da CAPES: www.capes.gov.br
Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto
Processo Seletivo Simplificado 045/23 - Professor Substituto Campus: São Carlos Setor: Departamento de Filosofia Regime: 20h Área: Filosofia Subárea: Filosofia da Psicologia e da Psicanálise Requisitos: Título de Doutor em Filosofia Para mais informações, acesse: https://www.concursos.ufscar.br/
Eleição para Chefia e Vice-Chefia do Departamento de Filosofia (Biênio 2023/2025).
O Conselho de Departamento de Filosofia, divulga o edital com as normas para eleição da Chefia e Vice-Chefia do Departamento de Filosofia (Biênio 2023/2025).
Solidariedade Acadêmica
Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação Emergencial - Solidariedade Acadêmica (Edital n. 30/2022/CAPES) O referido Edital se encontra registrado nos autos do Processo SEI nº 23112.017006/2023-59 e também na página https://www.propg.ufscar.br/pt-br/internacionalizacao/bolsas/solidarity.
SELEÇÃO PARA 05 MONITORES DE EXTENSÃO E DA ABRAPLIP
Estão abertas as inscrições para seleção de cinco Monitores de Extensão e da ABRAPLIP
Resultado Final do Processo de Seleção para Bolsista Monitoria – 1º semestre de 2023.
Processo seletivo para mestrado e doutorado - Ingresso no 2° semestre de 2023
Estão disponíveis os editais de seleção para mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar (ingresso em setembro/2023). - Período de inscrições: de 1° a 30 de abril de 2023. Para maiores informações acesse: https://www.ppgfil.ufscar.br/pt-br/processo-seletivo
O Coimbra Group acaba de lançar o Programa de Bolsas para Pesquisas de curta temporada na Europa , para jovens pesquisadores e pessoal das universidades de países da América Latina, oferecendo um total de 90 bolsas.
O prazo para candidaturas é até dia 07 de abril de 2023, para maiores informações acesse o site da ProPq ou SRInter.
Governo Federal anuncia reajuste em bolsas de graduação, pós, iniciação científica e Bolsa Permanência
Evento no Palácio do Planalto nesta quinta, 16/2, também vai oficializar o aumento no número de bolsas concedidas. Novos valores já valem a partir de março.
Schopenhauer e o Materialismo
Publicada a tradução da Maria Lucia Cacciola, Schopenhauer e o materialismo, de A. Schmidt. Capa de Luís F. S. Nascimento.
Concurso público para Filosofia
Estão abertas as inscrições para provimento de cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior para o Quadro Permanente na Universidade Federal de São Carlos (Edital 023/2022)