Você está aqui: Página Inicial / Notícias / News / Publicação de livro: Ensaios de Filosofia e Literatura I (EDUFMA, 2018)

Publicação de livro: Ensaios de Filosofia e Literatura I (EDUFMA, 2018)

Acaba de ser publicado pela EDUFMA o livro “Ensaios de Filosofia e Literatura I”, escrito por Franco Baptista Sandanello (PPGLit-UFSCar e Academia da Força Aérea) e Vanessa de Oliveira Temporal (doutoranda do PPGFil-UFSCar).
Este livro é fruto de um trabalho a quatro mãos, em que as competências e experiências pessoais dos autores foram reunidas por uma paixão comum: o diálogo entre a literatura e a filosofia. Trata-se de uma coletânea de ensaios que abrange autores como Domício da Gama, Medeiros e Albuquerque, Pierre Loti e Marcel Proust, de um lado, e Gilles Deleuze, Félix Guattari, Franz Brentano e Ferdinand Alquié, de outro. A reflexão que norteou sua construção foi uma só: a de que a literatura beneficia a filosofia porque é abertura e processo vivencial de reconstrução dos pensamentos e emoções do outro, e de que a filosofia beneficia a literatura porque permite, se ela assim o quiser, que a criação literária ultrapasse o domínio do ponto de vista.
A apresentação é de autoria de Paulo Roberto Licht dos Santos, Professor do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências da Universidade Federal de São Carlos.
O livro, em formato ebook, pode ser lido e baixado na íntegra no link abaixo, hospedado no portal Academia.edu:

SOBRE OS AUTORES

Vanessa de Oliveira Temporal

Bacharel em Filosofia (2010) e Mestra em Filosofia (2013) pela Universidade Federal de São Carlos. Realiza atualmente seu Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos em regime de cotutela com a Université Jean Moulin - Lyon 3, com ênfase na História da Filosofia Contemporânea. Seus interesses se concentram na recepção francesa da Fenomenologia, sobretudo em torno do conceito de intencionalidade e sua articulação com a linguagem.
Franco Baptista Sandanello
Licenciado em Letras pela Universidade Federal de São Carlos (2009), doutor e pós-doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2014, 2016), com estágio pós-doutoral na Université Sorbonne Nouvelle e na Université Lumière Lyon II. É atualmente professor adjunto da Academia da Força Aérea e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal de São Carlos. Pesquisa o impressionismo literário e suas implicações na literatura brasileira.
Por: Franco Baptista Sandanello.
registrado em: