Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Secretaria Virtual / Estágio de docência

Estágio de docência

Disciplinas de estágio de docência são obrigatórias para bolsistas CAPES/DS.

A integração do pós-graduando ao estágio de docência efetua-se mediante a sua participação em disciplinas específicas, (para Mestrado e Doutorado) oferecidas pelos diferentes Programas de Pós-Graduação, no caso do PPGFil, Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Filosofia 1 (Mestrado) e Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Filosofia 2 (Doutorado), vinculada a determinadas disciplinas de graduação.

Para participação nas disciplinas, deve ser elaborado um plano específico das atividades a serem desenvolvidas, conforme modelo constante do "Plano de Atividades do Estagiário".

A conclusão das disciplinas do estágio dá origem a créditos (10) correspondentes no curso de pós-graduação, em quantidade a ser determinada pela Coordenação de Pós-Graduação (CPG) do curso a que está vinculado o pós-graduando, até o máximo equivalente a uma disciplina optativa.

As atividades de estágio desenvolvidas pelo aluno não devem exceder o total de 4 horas semanais e condicionam-se à sua compatibilidade com as atividades regulares do seu curso de pós-graduação. O total de horas-aula assumidas pelos estagiários de uma disciplina não excederá, em qualquer caso, a 30% (trinta por cento) da carga horária da disciplina de graduação.

Os Conselhos de Coordenação de Curso de Graduação definem as disciplinas passíveis de inclusão para o estágio.

As Coordenações de Pós-Graduação – CPGs, com base na relação apresentada pelos Conselhos de Coordenação de Curso de Graduação, determinam quais as disciplinas compatíveis com o seu programa específico, divulgando aos pós-graduandos a relação final de disciplinas disponíveis para o estágio.

O pós-graduando interessado na realização do estágio deve escolher a disciplina de graduação de seu interesse, elaborando, juntamente com o professor responsável por esta, o Plano de Atividades do Estagiário. O Plano será entregue ao responsável pela disciplina de estágio, nos Programas de Pós-Graduação, e será por este acompanhado. A critério da CPG, as atividades realizadas por pós-graduandos junto ao curso pré-vestibular da UFSCar poderão ser consideradas equivalentes às atividades previstas na disciplina do estágio, desde que conste do Plano de Atividades do Estagiário.

A orientação pedagógica, junto ao professor responsável pela disciplina específica de estágio, é recomendada.

É vedada a atribuição ao estagiário de responsabilidade por atividades de avaliação de discentes da graduação.

Ao final, deve o estagiário encaminhar ao professor responsável pelo estágio (PPGFil-200 - Estágio de Docência Supervisionado 1 (Mestrado) e PPGFil-201 - Estágio de Docência Supervisionado 2 (Doutorado)) o respectivo Relatório de Atividades, com parecer do Professor Responsável pela disciplina da graduação na qual o estágio foi realizado.

Cabe ao professor responsável pelo estágio, após avaliação do relatório final, atribuir ao pós-graduando o conceito final da disciplina.

De acordo com a Portaria nº 76/2010 (CAPES), "a duração mínima do estágio de docência será de um semestre para o mestrado e dois semestres para o doutorado e a duração máxima para o mestrado será de dois semestres e três semestres para o doutorado."

IMPORTANTE: os créditos de estágio de docência não substituem os créditos de disciplinas.