Você está aqui: Página Inicial / Notícias / News / Falecimento do Prof. Dr. Luiz Roberto Monzani

Falecimento do Prof. Dr. Luiz Roberto Monzani

É particularmente difícil escrever sobre o falecimento do filósofo, amigo e colega, o professor Luiz Roberto Monzani. 
Inaugurou no Departamento de Filosofia da UFSCar, na década de 1980, juntamente com Bento Prado Jr., a investigação filosófica da psicanálise no Brasil. Colheu assim os frutos de uma pesquisa e de um pensamento que já se encontravam maduros em seu doutorado, referência na filosofia e na psicanálise brasileiras: Freud, o movimento de um pensamento, publicado pela editora da Unicamp primeiramente em 1989 e reeditado duas vezes, a mais recente em 2015. 
Formado na Universidade de São Paulo, Monzani também foi docente da Universidade Estadual de Campinas entre 1975 e 2004, e podemos dizer que lá surgiram as primeiras sementes dessa linha de pesquisa, com o curso de especialização “Fundamentos Filosóficos da Psicologia e da Psicanálise”, oferecido pelo Departamento de Filosofia entre 1984 e 1997.  
A originalidade de sua reflexão não se reduz, no entanto, à filosofia da psicanálise. Desejo e Prazer na idade moderna (1995; reedição 2013), resultado de sua tese de livre-docência, é uma importante contribuição para a área de Filosofia Moderna e revela um fôlego incomum nos estudos de História da Filosofia.   
É com grande tristeza que o Departamento de Filosofia da UFSCar se despede desse mestre tão especial.
registrado em: