Você está aqui: Página Inicial / Notícias / News / Notícias / News

Notícias / News

Notícias do site
Lançamento do livro: ¨Ensaio sobre os dados imediatos da consciência de Henri Bergson¨
Ensaio sobre os dados imediatos da consciência de Henri Bergson – Tradução e notas de Maria Adriana Cappello; revisão técnica, prefácio e notas de Débora Morato Pinto. São Paulo: Edipro, 2020.
Cursos de extensão
Nota de pesar: falecimento do Prof. Ruy Fausto (1935-2020)
Atendimento presencial
O Departamento de Filosofia (DFil) informa que, nesse período de quarentena, o atendimento será exclusivamente pelo e-mail: dfmc.ufscar@gmail.com.
Vídeos de conferências e entrevistas filosóficas
Conferência "A aurora do século XXI: onde estamos?" Café Filosófico da BCO - "Ética e filosofia política na contemporaneidade" Conferência "Corpo e vontade em Arthur Schopenhauer" Ciclo de conferências de filosofia da psicanálise Politika - série de entrevistas de filosofia política normativa realizadas na École des Hautes Études en Sciences Sociales e coordenadas pelo Prof. Luc Foisneau ....
Colóquio "Heidegger Hoje"
O colóquio propõe-se a discutir alguns problemas que sejam centrais para compreender a filosofia de Heidegger e seu alcance no cenário filosófico atual.
A Filosofia Kantiana em Questão
A filosofia kantiana é tão central quanto controversa na filosofia. Longe de minimizar o alcance da filosofia kantiana, a controvérsia marca sua própria fecundidade, indispensável para compreendê-la e abrir o horizonte para questões que ultrapassam o próprio kantismo. Uma série de quatro colóquios deve discutir alguns dos pontos controversos da filosofia kantiana, teórica e prática. Os colóquios têm apoio do PPGFil-UFSCar e acontecerão no Auditório do Departamento de Filosofia da UFSCar.
Minicurso "Filosofia, Psicanálise e Política em 'O Anti-Édipo' de Deleuze e Guattari"
PPGFil convida - Reinhold e o destino da filosofia crítica: o problema do fundamento.
Dia 23 de outubro de 2019, às 14h, no Auditório do Departamento de Filosofia da UFSCar.
Nota do Departamento de Filosofia sobre o "Future-se"
Tese defendida no PPGFil-UFSCar recebe menção honrosa em premiação da Capes!
Processo seletivo para mestrado e doutorado do PPGFil-UFSCar (ingresso em 2020).
INSCRIÇÃO DE ALUNO(A) ESPECIAL
De 29 de julho a 02 de agosto de 2019.
Processo Seletivo para Doutorado 2019 (2° semestre): de 18 a 25 de junho de 2019.
I Congresso Internacional Simone de Beauvoir
Divulgado o resultado do Prêmio Capes de Tese 2018
A premiada na área de Filosofia é Fernanda Alt Froes Garcia Spitz (pós-doutoranda do PPGFil-UFSCar!), tese defendida em co-tutela (UERJ e Paris 1), tendo como orientadores os Profs. Drs. Marcos Gleizer e Renaud Barbaras. http://www.capes.gov.br/editais/resultados
Publicação de livro: Ensaios de Filosofia e Literatura I (EDUFMA, 2018)
I Semana de Filosofia & Literatura UFSCar
Submissão de resumos até 30/09/2018. O evento ocorrerá de 26 a 29 de novembro de 2018 e terá como tema “A prosa do mundo”, sendo as comunicações selecionadas a partir de seu conteúdo em torno de temas relacionados à literatura nas suas perspectivas filosóficas (enquanto agir humano, expressão estética e modo de interpretar o mundo).
Encontros Psicanalíticos: Psicoses e Estados Limite
Dia 12 de setembro, às 20h, no Auditório do CECH - AT2 (UFSCar - São Carlos).
Revista em Curso
A Revista Em Curso é uma publicação contínua e eletrônica
Avaliação Capes do Programa de Pós-Graduação (PPGFil-UFSCar)
Revista DoisPontos: Filosofia da Psicanálise vol.2
A Revista DoisPontos: Filosofia da Psicanálise lança o vol.2
Revista "doispontos": Filosofia da Psicanálise
Revista Em curso
A Revista Em Curso é uma publicação contínua e eletrônica, com fechamento editorial (volume) anual, vinculada ao Curso de Graduação em Filosofia do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Carlos.